5- Diagnóstico da Osteoporose?
O critério atual para diagnóstico de osteoporose é perda de 25% de massa óssea quando comparada com adulto jovem. Assim, diagnóstico precoce de osteoporose é feito através da densitometria óssea enquanto o estudo radiológico somente mostra alterações inequívocas quando há perda de 30% da massa óssea.
Critérios para diagnóstico de osteoporose:Segundo a “Organização Mundial de Saúde” (OMS)*, os critérios para diagnóstico da osteoporose de acordo com a “Densidade Mineral Óssea” (DMO) são:
1- Normal: o valor da DMO encontra-se dentro de, no máximo, um desvio-padrão, abaixo do encontrado em mulheres adultas jovens.
2- Osteopenia: o valor da DMO encontra-se entre -1 e -2,5 desvios-padrão da normalidade.
3- Osteoporose: o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão da normalidade.
4- Osteoporose estabelecida: (fraturas): o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão na presença de uma ou mais fraturas por fragilidade óssea.
Estas situações são particularmente importantes em mulheres no período
perimenopáusico, pois permite apontar as perdedoras rápidas de cálcio ou que não atingiram suficiente pico de massa óssea e serão candidatas a fraturas vertebrais cerca de dez anos após a menopausa se não forem adequadamente tratadas. Deste modo, por meio da densitometria óssea, pode-se detectar estados de osteopenia e conceituar-se osteoporose através da massa óssea e risco estatístico de fratura.As técnicas para se medir a Densidade Mineral Óssea (DMO) são múltiplas.Entre elas, podemos citar:
1 - Radiografia tradicional do esqueleto.
2 - Tomografia computadorizada.
3 - Ultrassonografia de calcâneo.
4 - Absorciometria dual.
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário